quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eletrônica Digital - Flip Flops

Os flip flops são estruturas lógicas que são combinações de portas lógicas convencionais (AND, OR, XOR, etc). Pode ser de 2 ou 3 entradas, sendo uma delas o Clock (fonte de pulsos de frequência definida) e sua saída depende das entradas e da saída anterior.

1) Set-Reset (S-R) - Estrutura mais básica:

Q* = Q anterior
2) J-K (em homenagem a Jack Kilby, que inventou o circuito integrado) - Estrutura mestre-escravo derivada do flip flop SR, como segue:

3) Toggle (T) - JK curto circuitado, fazendo uma entrada T;

4) Data (D) - JK curto circuitado, sendo que a saída de J para K é negada (porta NOT), fazendo uma entrada D.

Dessas estruturas se pode desenvolver contadores digitais crescentes, decrescentes, síncronos e assíncronos. Cada saída por flip-flop corresponderá a um bit e os números binários são formados da combinação dos bits dos flip flops, obtidas pelo diagrama de tempo.
Flip flop é altamente aplicado a plantas de automação e a representação da lógica, geralmente, é feita através da linguagem Ladder, onde os flip flops são representados por uma caixa com suas entradas e saídas ligadas ao circuito, nem sempre obedecendo os padrões da norma.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Cogeração

Cogeração trata-se da geração de energia elétrica e geração de calor. É utilizado no intuito de aumentar a eficiência energética da instalação.

Existem em dois tipos:

1- topping-cycle plant: o calor da turbina passa pela unidade de reaproveitamento de calor e é levado à planta de processo;

2-bottoming-cycle plant: o calor do processo é reaproveitado (transportado pela água) para gerar energia elétrica;

O segundo é mais utilizado em instalações onde o calor gerado é muito alto (alto-fornos).

As turbinas a gás geram mais calor do que as turbinas a diesel e por isso mais utilizadas em plantas onde a cogeração é conveniente.


Waskentin, Denise. Electric power industry in nontechnical language.

Abstract

Este blog será utilizado como uma ferramenta auxiliar na construção do meu conhecimento, sem intuito de divulgação.
Aqui trabalharei alguns textos técnicos, guardarei alguns termos técnicos bem como referências para manter um registro pessoal.

Eng. Gabriel Wu